INSTALANDO UBUNTU SERVER

Este tutorial tem como finalidade mostrar como instalar o Ubuntu Server 20.04, iremos cobrir em detalhes todos os passos da instalação com imagens de cada passo.

  1. Requisitos para instalação

Para este tutorial vamos utilizar o virtuzalizador Virtual Box, porém você pode utilizar qualquer virtualizador de sua preferência.

Você pode efetuar o download da ISO do Ubuntu Server na página:

https://www.ubuntu.com

E o VirtualBox pode ser encontrado na página:

https://www.virtualbox.org

Criando seu host virtual

 

  1. Abra o Virtual box

Clique em “Novo”  e você verá uma imagem como abaixo, onde podemos escolher o tipo de sistema operacional e sua versão.

Após selecionar o tipo do sistema operacional, vamos escolher a versão do sistema que vamos instalar. Em nosso caso selecione “Ubuntu (64-bit)”

Após selecionar o tipo da distribuição linux que vamos utilizar, basta especificar o nome do nosso host e podemos prosseguir com a instalação.

Na próxima etapa vamos definir o tamanho da memória do nosso host, lembrando que por padrão os virtualizadores já exibem um valor minimo recomendável para a distribuição que selecionamos. Lembrando que esse valor está conseiderando apenas a funcionalidade do Sistema Operacional, quando vamos instalar algum produto no hosts precisamos avaliar o “sizing” recomendado para aplicação.

Na próxima etapa iremos definir o disco principal do nosso novo host, temos as seguintes opções: 

  1. Não adicionar nenhum disco, que podemos utilizar em caso de simular um equipamento com boot via rede.
  2. Adicionar um novo disco, que é o padrão quando estamos instalando um novo host.
  3. Utilizar um disco existente, para situações que estamos copiando o disco de um host virtual de um outro ambiente.

Em nosso exemplo vamos criar um novo disco.

Após selecionar a criação de um novo disco, vamos agora selecionar qual o tipo do disco vamos criar. O Virtual Box nos fornece três opções que são:

VDI: Que é o padrão do VirtualBox, este tipo foi criado pelo próprio time de desenvolvimento do VirtualBox

VHD: É o formato padrão utillizado pela microsoft pelos seus produtos de virtualização. Virtual PC, Virtual Server, Hyper-V.

VMDK: É o padrão de formato criado pela VMware.

Em nosso caso estamos selecionado o padrão do VirtualBox, mas o VirtualBox funcionaria sem problemas com qualquer uma das 3 opções apresentadas.

Depois de definir qual tipo de disco vamos utilizar, precisamos definir se queremos que nosso disco cresça dinâmicamente, o que nos ajuda economizar espaço em disco uma vez que o disco irá aumentar o seu uso conforme os dados forem de fato escritos, ou podemos utilizar o tamanho fixo que já é feito uma reserva do espaço que definirmos para o disco mesmo sem nada ainda ter sido escrito de fato no disco.

Em nosso caso vamos utilizar a alocação dinâmica do disco.

A próxima etapa vamos definir o tamanho do nosso disco, o VirtualBox apresenta um tamanho minimo de disco de acordo com o tipo de sistema operacional que escolhemos. Nosso caso vamos seguir com um disco de 10GB.

Após a criação do disco nosso host virtual será gerado, e agora vamos efetuar algumas configurações básicas para instalar e deixar nosso host pronto para utilização. Para isso selecione sua máquina recém criada e clique no botão Configurações.

O primeiro item que vamos configurar é a nossa imagem de instalação, que fica localizado na configuração de Storage. Quando acessamos a configuração de Storage veremos uma controladora IDE indicando o disco como Empty ou Vazio.

para adicionar a ISO desejada clique no icone Empty e no lado direito clique  no icone do disco e você irá ver algumas opções como:

Escolher ou criat um novo disco virtual que não será nosso caso

Depois teremos a opção de escolher um arquivo como disco que é o que queremos.

 

OBS: Caso já tenha utilizado algumas ISOS elas serão listadas para um acesso mais rápido.

Quando escolhermos a opção “Escolher um arquivo de disco” devemos navegar até o diretório que temos nossa ISO e basta escolher a ISO e clicar em abrir.

Feito isso agora nossa controladora IDE irá aparecer com a ISO que desejamos.

Agora o próximo item que vamos alterar são as configurações da nossa placa de rede. Vamos garantir que ela está em modo bridge, assim o virtual box irá fazer uma ponte da nossa máquina virtual para nossa rede. Com isso nossa máquina virtual irá se comunicar com o nosso roteador físico e assim teremos acesso aos mesmos recursos que nossa máquina física. Feito isso podemos clicar em OK e seguir com a instalação da nossa máquina virtual.

Para ligar o host recém criado, basta clicar no host e clicar  no botão iniciar, e assim veremos uma tela como a seguinte. Neste ponto podemos confirmar que a máquina vai iniciar pela imagem que adicionamos e se tudo estiver correto podemos clicar em Start para continuar.

Agora iremos entrar na instalação de fato do nosso host, a primeira tela que será apresentada é a tela para selecionar em qual lingua vamos instalar nosso host. No caso vou selecionar inglês pois a é a linguagem que maioria dos softwares irá trabalhar, mas podemos selecionar a lingua que mais nos for conveniente e apertamos a tecla enter para continuar.

Logo após selecionar a lingua que vamos instalar nosso host, precisamos escolher o teclado. No meu caso vou manter como inglês uma vez que quando acessarmos o host utilizando por exemplo o putty, nosso teclado irá funcionar corretamente. Então aqui seguimos com a próxima configuração selecionado done e apertando a tecla enter.

A próxima etapa em nossa instalação é a configuração da rede, no meu caso vou deixar o padrão como DHCP assim o host irá ter seu IP fornecido pelo roteador de forma automática. Mas aqui também podemos selecionar a opção de IP estático e especificar manualmente um IP fixo para nosso host, podemos também criar um interface virtual chamada BOND e adicionarmos mais de uma placa de rede onde teremos maior resiliência em caso de falhar uma das nossas interfaces (“configuração comum em máquinas físicas com multiplas interfaces de rede”). Após finalizarmos esta configuração selecionamos DONE e apertamos a tecla enter para seguir com as configurações.

Na próxima tela podemos fornecer um endereço de proxy caso nosso host esteja em uma rede protegida por firewall e sem acesso à internet. Caso não seja o caso deixe este campo em branco e aperte enter para continuar.

Nossa próxima configuração é a seleção de um endereço de mirror de repositórios, podemos deixar o padrão e assim o próprio Ubuntu irá buscar o repositório mais rápido de acordo com nossa localização. Aperte enter e vamos seguir com a instalação.

Nesta etapa vamos selecionar o disco que criamos previamente quando criamos nosso host virtual. Neste ponto utilize as setas do teclado para  selecionar a opção “use entire disk” assim vamos utilizar todo espaço disponível no disco para o Ubuntu, e garanta que também selecionamos a opção “Set up this disk as an LVM group” assim teremos mais facilidade para administrar o disco. Podemos também crirar um layout de disco customizado, mas vamos abordar este modo em outro tutorial. Neste ponto vamos selecionar Done e seguir a diante.

Esta próxima tela irá nos informar como será criado o sistemas de arquivo, nosso particionamento, distribuição de espaço. Caso esteja tudo correto selecione Done e aperte enter para continuar.

Iremos receber uma mensagem de confirmação, selecione continue a perte enter para continuar a instalação.

A próxima etapa vamos selecionar a opção “Install OpenSSH server” assim podemos acessar remotamente nosso host. Feito isso selecione done e aperte enter para seguir com a instalação.

Agora precisamos criar um usuário que será utilizado para a administração do host, preencha os campos da forma desejada, selecione done e aperte enter para continuar com a instalação.

A próxima etapa da instalação podemos selecionar alguns software para serem instalados juntamente com a instalação do host, no caso vou deixar em branco pois odemos definir posteriormente instalar os software em uma versão mais atualizada. Para selecionar os softwares caso deseje, utilize as setas para ir até o software desejado e selecione utilizando a barra de espaços. Após finalizar selecione done e aperte enter.

Agora a instalação irá seguir conforme todos os parâmetros que especificamos nas etapas anteriores. Aqui basta aguardar até a instalação finalizar.

Após finalizar a instalação, selecione reboot e aperte enter para reiniciar nosso host e inicializar o Ubuntu recém instalado.

O processo de instalação irá desmontar a ISO, é comun o processo efetuar varias tentantivas aperte enter para continuar e o processo irá reiniciar o host e iniciar o processo de boot.

Assim que o processo de boot iniciar veremos a seguinte tela, isso mostra que nossa instalação ocorreu com sucesso.

Durante o processo de boot será executado o processo de pós instalação como podemos ver na tela a seguir.

Após finalizado o processo de boot nos será apresentada a tela de login do nosso host.

Inicie uma sessão com o usuário criado durante o processo de instalação. Caso você tenha optado pela opção de ip via DHCP, o endereço que o host recebeu será exibido na tela logo após o login como podemos ver na imagem abaixo.

Com as informações de endereço IP do host, vamos testar o acesso remoto ao host no caso vou utilizar o software de acesso SSH Putty, porém existem diversos outros à disposição podemos utilizar o cliente SSH de nossa preferência.

Após entrarmos com a informação de IP do host e iniciarmos a conexão receberemos a menssagem da chave do host na primeira conexão, basta clicar para aceitar a conexão clicando em “Yes” no caso do Putty.

Entre com o usário e senha conforme criamos durante a instalação.

E iremos ver a tela inicial com as infromações do nosso ambiente recém instalado.

E caso queria mudar para o usuário root, basta executar o comando sudo -i e entrar com a senha do usuário que logamos no host.

E assim finalizamos nosso tutorial de instalação do nosso host Ubuntu. Caso tenha alguma dúvida ou alguma sigestão para novos tutoriais, entre em contato que vamos providenciar o mais rápido que pudermos novos tutoriais. Obrigado por fazer parte desta comunidade brasileira de tecnologia e nos vemos no próximo tutorial.

Be the first to comment on "INSTALANDO UBUNTU SERVER"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*